::Bizarro e Pitoresca::

O blog de abobrinhas da Ana e do Luiz

Abrindo a janela

No último fim de semana viajei para Viçosa. São 4 horas dentro de um ônibus. Algo que pode parecer entediante e até assustador para algumas pessoas. Para outros, é apenas mais uma viagem comum de rotina e alguns preferem observar. Para mim, aqui começa o diferencial entre cada indivíduo.

Minas Gerais tem uma das paisagens mais bonitas de se observar nas estradas. E olha que isso foi confirmado para mim por uma paulista que adora seu estado de origem! Durante a minha viagem na última sexta feira, parei para reparar o comportamento dos passageiros. E, para minha surpresa, 99% deles fecharam as cortinas (e teriam fechado as janelas, se elas não fossem lacradas devido ao sistema de ar condicionado). Tudo bem, eu entendo, o sol pode incomodar, mas quando se sai às 6 e meia da manhã de um dia levemente nublado o problema é menor.

O motivo pelo qual as cortinas fechavam a visão das pessoas era mesmo o fato de quererem dormir durante o tempo que passariam naquele ônibus. Mais uma vez, é aí onde eu enxergo a diferença!

Você pode querer se trancar dentro do seu mundo, ficar preso ali dentro até que a sua missão seja cumprida, ou seja, até que a viagem chegue ao fim. Ou você pode simplesmente colocar óculos escuros, se proteger do sol e olhar o que passa a sua volta! Até a incrível neblina que escondia as montanhas e a vegetação por alguns minutos me provocaram inspiração para redigir as linhas que agora escrevo.

Não vou dizer que não dormi! Sim, eu cochilei por pelo menos uma hora mas mantive a cortina aberta para o caso de acontecer algo que viesse a me surpreender. E olha que eu já fiz esse mesmo percurso durante um longo ano no qual estudei na UFV. Nunca pensei em fechar a janela porque, como na vida, a minha curiosidade e vontade de observar e conhecer são enormes!

Fico pensando como as pessoas podem reduzir as coisas, às vezes de forma tão simplória, e não se preocupam com isso. Porque tudo tem que ser separado, catalogado, dominado para se encaixar em situações perfeitas, com pessoas perfeitas em lugares perfeitos…

Quando a gente vai entender que o imperfeito é parte de cada um e observar e aceitar a imperfeição, o sol batendo no rosto e o vento atrapalhando os cabelos também fazem parte do que nós realmente somos no final!

Pois é! Penso, logo existo! Uma vida tão certa deve ser tão chata!

Navegação de Post Único

Deixe uma resposta

